Desde 13/02/1965 a instituição tem sede na Rua General Osório nº 226, Centro – Nova Friburgo – RJ.
No ano de 1966 havia 47 internas, 45 em horário integral e 290 crianças em meio período.
Em meados de 2000, com o apoio de voluntários, foi iniciado um trabalho de reestruturação para atender as meninas assistidas, com a abertura de uma escola municipal numa parte da instituição, por meio de um convênio com a prefeitura, atendendo mais de 300 crianças. Esse convênio permitiu que as meninas não precisassem se deslocar para a escola na parte da tarde. Porém , na parte da manhã s meninas permaneciam sob responsabilidade da Casa Madre Roselli, com atividades diversificadas e alimentação.
Ao longo dos anos não houve um processo de renovação das freiras e a instituição esteve prestes a fechar em 2012 quando um grupo de funcionários assumiu e deu continuidade aos trabalhos, o que acontece com grandes dificuldades financeira e falta de mão de obra de voluntários que nem sempre estabelecem vínculos duradouros.
Desde 2016 a escola municipal já não funciona mais no local, porém a instituição persevera com a doação de recursos de colaboradores voluntários e com a ajuda de voluntários, alguns que já nos acompanham há anos, como dentista, diretoria e catequese.
Também há, atualmente, parceria com o SESC, onde realizam atividades semanais.
Em 2020, a instituição conta com 06 funcionários remunerados que junto a demais despesas trazem a necessidade de receita para maior segurança financeira e tranquilidade na manutenção das atividades da instituição.
A Casa Madre Roselli tem caráter filantrópico, oferecendo serviços gratuitos e de diversas áreas para meninas de 6 a 12 anos e trabalha dentro dos princípios teórico metodológicos e operacionais da política Nacional de Assistência Social – Resolução nº 145 de 15 de outubro de 2004 do Conselho Nacional de Assistência Social (DOU 29/10/2004), dentro da Proteção Social Básica que tem por objetivo prevenir situações de risco pro meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
A Casa Madre Roselli, no momento, acolhe 39 meninas entre 6 e 12 anos de idade, que ficam das 7h30 às 12h, de segunda a sexta, onde fazem as refeições do café da manhã e do almoço e, na parte da tarde, uma condução as levam para a escola municipal onde estudam.
Nós somos a única instituição filantrópica da cidade de Nova Friburgo com as características acima.